segunda-feira, 30 de junho de 2008

GRALE - Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos


O QUE É O GRALE?

O GRALE é o Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos que surge num contexto preparatório a VI CONFINTEA, como um relatório global sobre a Educação de Adultos.
Durante a primeira reunião do Grupo de Consulta para CONFINTEA VI, em março de 2007, recomendou-se a criação de tal documento sob a supervisão do UIL - Instituto de Educação ao Longo da Vida da UNESCO, responsável por coordenar atualmente o processo da VI CONFINTEA.

O GRALE se propõe ser um documento de referência e um instrumento de advocacy, onde seu sumario executivo irá constituir uma parte substantiva do documento a ser apresentado durante o evento. Como documento de referência espera-se que o GRALE mostre as principais problemáticas e marcas da educação de adultos, e como instrumento de advocacy, que promova a importância desta modalidade de ensino/aprendizagem e mostre suas praticas efetivas.
Espera-se, também, que possa compreender e implementar as perspectivas do governo, da sociedade civil, da academia e de investigadores a Educação de adultos.

O documento será desenvolvido sob a base de três principais recursos:

> Relatórios Nacionais para CONFNTEA VI e suas sínteses que se concretizarão em Relatórios Regionais
> Revisões e análises de estudos existentes, pesquisas e outros documentos (literatura secundária) e
> Relatórios publicados, programas e atividades realizadas em agencias multilaterais e bilaterais.

METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO GRALE:

Os Estados membros da UNESCO foram convidados a preparar relatórios nacionais sobre o status e desenvolvimento da Aprendizagem e Educação de Adultos em seus respectivos países. Afim de discuti-los e validá-los, estes Relatórios Nacionais serão sintetizados em Relatórios Regionais e apresentados nas Conferências Regionais preparatórias para a CONFINTEA VI. Estes deverão salientar os principais pontos submetidos nos relatórios nacionais, assim como os dados das literaturas secundarias existentes e as iniciativas e programas nacionais. As informações obtidas em ambos relatórios constituem os dados primários do GRALE. É importante ressaltar que a proposta do GRALE não é de realizar uma síntese dos relatórios regionais, mas sim, um balaço de ações positivas e negativas, evitando citar nomes dos países nos casos negativos.

Como está organizado o documento:

Como documento de referência e instrumento de advocacy o GRALE se apresenta em duas partes principais:

1- Contexto e Intenções : Destaca a importância da Educação de Adultos, sublinhando os principais temas e desafios enfrentados nesta modalidade de ensino.

2- Dimensões para Ações em Educação de Adultos: Descreve o status da Educação de adultos focando nas áreas de eqüidade, qualidade, provisões, recursos e governabilidade. Esta parte também aborda os obstáculos chave encontrados nesta modalidade.

A estrutura do GRALE se apresenta da seguinte forma:


Mensagens Chave
Razões
Recomendações

Sumário Executivo

Parte I: Contexto e Intenções


1.0 Os casos de Hoje da Educação de Adultos
1.1 Conjuntura: desenvolvimento global, atualizações continuas e novos desafios
1.2 EA e sua agenda global de políticas (em relação aos Objetivos do Milênio e EPT)
1.3 EA da CONFINTEA I a V: feitos históricos
1.4 CONFINTEA VI: futura agenda

2.0 Intenções: por quê Educação de Adultos
2.1 Alfabetização, conhecimentos, desenvolvimento pessoal e ação comunitária
2.2 Participação ativa, cidadania ativa, aprendizagem política ao longo da vida, economia, cultura e sociedade.
2.3 Macro-transformações dos aspectos sociais e econômicos, reposições/ re-contextualizações das agendas do desenvolvimento humano e sustentável

3.0 Temas desafiadores da Educação de Adultos
3.1 Encontros emergentes de desafios globais da EA
- Pobreza
- Meio Ambiente
- Bem Estar
- Demografia
3.2 Trabalhando em direção ao crescimento pessoal e a equidade social e regional na EA
- Gênero, Raça e Classe
- Migração e Mobilidade
- Globalização (Cultural e Econômica)
3.3 Fomentando a democracia, comunidades, sociedades e direitos humanos na EA
- Valores democráticos e humanitários e ação


Parte II: Dimensões para Ações em Educação de Adultos

4.0 Equidade: acesso a participação, relevância e adequação
4.1 Características atuais
4.2 Problemas chaves e repressões, incluindo maus exemplos de práticas
4.3 Avanços e opções de ações, incluindo bons exemplos de práticas

5.0 Qualidade: motivação, benefícios, resultados e critérios
5.1 Características atuais
5.2 Problemas chaves e repressões, incluindo maus exemplos de práticas
5.3 Avanços e opções de ações, incluindo bons exemplos de práticas

6.0 Aprovisionamento: infra-estruturas de aprendizagem contínua e diversidade
6.1 Características atuais
6.2 Problemas chaves e repressões, incluindo maus exemplos de práticas
6.3 Avanços e opções de ações, incluindo bons exemplos de práticas

7.0 Recursos: humanos, financeiros e técnicos
7.1 Características atuais
7.2 Problemas chaves e repressões, incluindo maus exemplos de práticas
7.3 Avanços e opções de ações, incluindo bons exemplos de práticas

8.0 Governabilidade: papéis e responsabilidades, imputabilidade, mecanismos participatórios e ação internacional
8.1 Características atuais
8.2 Problemas chaves e repressões, incluindo maus exemplos de práticas
8.3 Avanços e opções de ações, incluindo bons exemplos de práticas

Anexos estatísticos
Bibliografia


Equipe Editorial

Juntamente com o UIL, uma equipe de consultores supervisionará o processo de elaboração do GRALE. Esta tarefa consiste na direção da produção dos Relatórios Regionais e dos seguintes capítulos do GRALE: Mensagens Chave, Razões, Recomendações e Sumário Executivo. Além da produção dos Relatórios Regionais, seus escritores o apresentarão nos encontros regionais preparatórios para a VI CONFINTEA e incorporarão seus principais resultados e recomendações na consolidação de sua versão final. O Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) apoiará a elaboração quanto ao fornecimento de dados quantitativos. O UIL, além de coordenar o time editorial apoiará os escritores no que se refere à coleta e revisão da literatura secundária, assim como providenciar cópias eletrônicas dos Relatórios Nacionais CONFINTEA VI e de todos documentos afins. O sumário executivo do GRALE será traduzido em 6 línguas, afim de que este material seja prioritariamente utilizado durante a conferência, mais do que os relatórios globais e regionais.

Os membros que compõe o time editorial do GRALE são:

África: John Aitchison, Universidade de KwaZulu Natal, atualmente consultor independente (África do Sul) e Hassana Alidou da Universidade de San Diego (Nigéria)
Estados árabes: Abdelwahid Yousif, conselheiro do Ministério da Educação (Bahrain)
Ásia e Pacífico: Manzoor Ahmed, Universidade BRAC (Bangladesh)
Europa e América do Norte: Helen Keogh, Ministério do Trabalho (Irlanda)
América Latina e Caribe: Rosa Maria Torres, consultora independente (Equador)

Escritores dos capítulos:

Capítulo 1: Os casos de Hoje da Educação de Adultos
Carlos Torres - Argentina - (Universidade de Los Angeles)

Capítulo 2: Intenções: por quê Educação de Adultos
Carlos Torres

Capítulo 3: Temas desafiadores da Educação de Adultos
Carlos Torres

Capítulo 4: Equidade: acesso a participação, relevância e adequação
Richard Desjardins - Canadá - (Escola Dinamarquesa de Educação)

Capítulo 5: Qualidade: motivação, benefícios, resultados e critérios
Faltando consultor

Capítulo 6: Aprovisionamento: infra-estruturas de aprendizagem contínua e diversidade
Soonghee Han – República da Korea – (Universidade Nacional de Seoul)

Capítulo 7: Recursos: humanos, financeiros e técnicos
Richard Desjardins

Capitulo 8: Governabilidade: papeis e responsabilidades, imputabilidade, mecanismos participatórios e ação internacional
Soonghee Han


Editores chefes
Lynne Chisholm – Europa – (Universidade de Innsbruk)
Abrar Hassan – Canadá - formalmente da OECD, atualmente como consultor independente

Revisores
Sergio Haddad - Brasil – (Ação Educativa)
Ekkerhard Nuissi – Alemanha – (Instituto Alemão de Educação de Adultos)
[1] O termo utilizado em inglês menciona somente o termo Educação de Adultos e não Educação de Jovens e Adultos como habitualmente utilizado no Brasil.

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