quinta-feira, 26 de junho de 2008

O que é a Confintea VI? Quais são seus objetivos?

A Conferência Internacional de Educação de Adultos - Confintea – é o maior evento de envergadura internacional nesta modalidade educacional. Sua primeira edição aconteceu na Dinamarca, em 1949 e, pela primeira vez na história, a sua sexta edição será sediada num país da América do Sul: o Brasil.
As Confiteas são eventos que priorizam a participação dos atores governamentais, mas a sociedade civil organizada busca incidir tanto sobre a elaboração dos documentos nacionais que os países apresentam, como sobre as discussões que ocorrem durante o evento com vistas a influir no documento final e nos compromissos dos governos.
A CONFINTEA VI acontecerá em maio de 2006, em Belém – Brasil – e se apresenta como movimento internacional contra as discrepâncias, em termos de políticas sistemática e efetiva para educação de adultos. Busca-se articular a educação e a aprendizagem de adultos com os principais arcabouços internacionais em relação à educação e desenvolvimento: as metas da Educação Para Todos (EPT) e as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs), a Década das Nações Unidas para a Alfabetização (UNLD), a Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento (LIFE) e a Década das Nações Unidas para Educação e o Desenvolvimento Sustentável (DESD).
Como resultado, busca-se a produção de ferramentas (ex; referência (benchmarks)) para assegurar que compromissos prévios e futuros com a educação e aprendizagem de adultos sejam implementados.

Os objetivos do CONFINTEA VI são:

  • Impulsionar o reconhecimento da educação e aprendizagem de adultos
    como elemento importante e fator contribuinte à Educação ao Longo da Vida, onde a alfabetização é o alicerce.
  • Enfatizar o papel crucial da educação e aprendizagem de adultos para a
    realização das atuais agendas e programas de educação e de desenvolvimento internacionais (APT, MDMs, UNLD, LIFE e DESD); e
  • Renovar o momentum e compromisso político e desenvolver ferramentas de implementação para que partam do retórico para a ação.

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