quinta-feira, 26 de junho de 2008

Como esta sendo feita a Confintea VI?


Atenção: Dados da Unesco

A CONFINTEA VI almeja ser uma reunião inter-governamental da UNESCO de Categoria II, baseada em acordos entre Agências da ONU, parceiros de desenvolvimento internacional, sociedade civil, instituições de pesquisa, o setor privado e alunos e professores em todas as atividades preparatórias. Como principais instrumentos de atuação organiza:

Relatórios nacionais sobre o estado da arte da educação e aprendizagem de adultos a nível de país, preparados pelos Estados Membros da UNESCO sob a liderança das Comissões Nacionais da UNESCO, baseados em questionários e indicadores selecionados; e
  • Reuniões preparatórias regionais, que avaliarão o estado geral da arte da educação e aprendizagem de adultos e seus desafios. Essas reuniões serão preparadas e organizadas em cooperação como o respectivo Escritório Regional da UNESCO e realizadas em um Estado Membro da UNESCO em 2008.
  • Revisões e consultas temáticas (coordenadas e também independentes),incluindo vínculos com outros eventos/conferências de educação de adultos nacionais e transnacionais, como também consultas virtuais realizadas por UIL ou sob a liderança de uma organização parceira; e
  • A coleta de provas baseadas em pesquisa dos benefícios e importância da
    educação e aprendizagem de adultos: incluindo
  • casos selecionados de práticas de sucesso/efetivas de educação e aprendizagem
    de adultos,
  • estudos solicitados (ex: por agências da ONU e outras organizações/atores) para
    ajudar a entender as barreiras e enfatizar opções em educação e aprendizagem de
    adultos,
  • estudos solicitados resumindo e disseminando resultados de pesquisas já
    existentes no campo de educação e aprendizagem de adultos para os que a
    praticam e formuladores de políticas,
  • estórias e relatos de estudantes adultos e de jovens fora da escola, e sua
    participação na consulta como também na análise, e
  • a preparação de um Relatório de Educação para Adultos Global.

Um elemento crítico na estratégia preparatória e de acompanhamento será o desenvolvimento de benchmarks (referências) de educação e aprendizagem de adultos, para fornecer as ferramentas para medir o progresso e assegurar a implementação.

A estratégia de comunicação e advocacy complementarão o processo
preparatório. Para apoiar a UIL em coordenar o processo preparatório, um Grupo Consultivo foi
formado, e está funcionando como uma unidade conceitual chave e comitê de assessoria. O Grupo Consultivo inclui aproximadamente 10-15 pessoas com perfil de especialista em educação, refletindo um equilíbrio institucional, geográfico e de gênero. Os seus membros representam Estados Membros da UNESCO, Agência da ONU, agências de desenvolvimento, órgãos governamentais, organizações não governamentais nacionais e internacionais e acadêmicos, o país onde o CONFINTEA VI será realizado e a UNESCO (Sede, Escritórios regionais e UIL).

Nenhum comentário: