quinta-feira, 26 de junho de 2008

O que esta sendo feito a Nível Internacional?

  • Primeiro Encontro do Grupo de Consultores da Confintea VI

Nos dias 1 e 2 de março de 2007, em Elsinor (Dinamarca), foi realizado um primeiro encontro do grupo de consultores da CONFINTEA VI, formado por “experts” em educação: representantes dos estados membros da UNESCO, de outras agencias das Nações Unidas, de agencias de desenvolvimento, organizações não-governamentais nacionais e internacionais e acadêmicos.
Os principais objetivos do primeiro encontro do grupo de consultores foi à discussão e a coleta de sugestões e recomendações para determinar a visão, as orientações gerais e o foco na Confineta VI. Dentre outros objetivos debatidos encontramos também:

> A discussão do papel da Confintea VI, no sentido de realizar mudanças e sobre o que se pode esperar deste evento,
> As principais estratégias de preparação e organização da CONFINTEA VI,
> Determinação dos próximos passos e contribuições no processo e
> Esclarecimento do papel e função do Grupo de Consultores

O segundo encontro pretende fazer um balanço dos principais desenvolvimentos, do planejamento dos encontros regionais preparatórios e suas respectivas conferências, revisar os desenvolvimentos das referências (benchmarks) e das diretivas para realização dos relatórios nacionais e de preparação do GRALE – Relatório Global sobre Educação de Adultos. Durante o segundo encontro também será revisado, concretizado e refinado, com base nas deliberações, o “roteiro de viagem” (Roadmap), delineado neste primeiro encontro.

  • Segundo Encontro do Grupo de Consultores da Confintea VI

Em novembro de 2007 foi realizado em Hamburgo o segundo encontro entre do grupo de consultores da CONFINTEA VI. O principal objetivo do encontro foi rever a progressão das atividades de preparação para o evento, incluindo os desenvolvimentos das atividades preparatórias no Brasil e as possíveis contribuições do grupo de consultores. Outras discussões mais pontuais do encontro trataram das atividades de revisão dos processos gerais e de organização da conferência, com especial foco na finalização das diretrizes dos relatórios nacionais; trataram da estrutura temática, do relatório base de pesquisa em educação de adultos e da planificação das conferências regionais preparatórias.
Outro grande tema discutido pelo grupo de consultores foi o fato de que a CONFINTEA VI acorrerá conjuntamente com três eventos de grande magnitude: a Conferência Internacional de Educação (ICE), em novembro de 2008 em Geneva; a Conferência de Educação para o desenvolvimento Sustentável (ESD), em Bonn em abril de 2009 e a Conferência Mundial de Educação Superior, que ocorrerá em julho em Paris. Será necessária uma eficaz coordenação capaz de relacionar as diferentes conferências de modo a assegurar sinergias entre elas, seus respectivos temas e a garantia da adequação de seus fundos.
Como dentre o grupo consultores não se pôde contar com a presença do representante brasileiro, dado a um infeliz acidente logo antes do segundo encontro, um curto relatório foi enviado a sede da UIL (Instituto de Educação ao Longo da Vida) relatando os principais passos do Brasil tomados em direção à realização da CONFINTEA VI:
Lançamento oficial do processo nacional brasileiro na ocasião do encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em dezembro de 2007,


> Criação de dois grupos preparatórios brasileiros, um junto ao Ministério da Educação e outro interministerial,
> Preparação e exploração das possíveis cidades a sediar o evento, entre elas: Belém, Fortaleza ou Salvador,
> Inicio do processo nacional de mobilização, culminando na conferencia nacional planejada para maio de 2008,

> Determinação da data da CONFINTEA VI para fins do mês de maio de 2009 (do 25 ao 29).

  • ICAE - Seminário Virtual da CONFINTEA VI

O Conselho Internacional para a Educação de Adultos (ICAE) realizou entre 21 de abril e 9 de maio um seminário virtual como parte do processo preparatório para a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea VI), programada para ocorrer no Brasil, entre 19 e 22 de maio de 2009. O evento é promovido pela Organização dos Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O seminário teve quatro temas: alfabetização, migração e educação de pessoas adulta, educação e trabalho, e políticas, legislação e financiamento para a educação de pessoas adultas. As apresentações, realizadas por especialistas de diversos países, orientarão a entidade na elaboração de documentos e ações de pressão e intervenção na Conferência, a serem detalhadas em seminário presencial nos dias 23 e 24 de maio em Londres. Do Brasil, participaram Sérgio Haddad, como integrante do Comitê Diretivo do ICAE, Timothy Ireland, da Unesco, e Elizabete Ramos, pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Eliane Cavalheiro, representando a ONG Geledés, enviou comentários.

As apresentações, assim como comentários de participantes do seminário virtual, estão disponíveis na página eletrônica do ICAE, em inglês, espanhol e francês: http://www.icae.org.uy/.

  • Grale - Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos
    Veja tópico especial sobre o Grale

Nenhum comentário: