segunda-feira, 11 de maio de 2009

ICAE envia carta ao Diretor General da UNESCO e ao Ministro da Educação do Brasil

Documento enfatiza a importância da realização da CONFINTEA VI no Brasil, ainda este ano; leia a carta abaixo


Prezados/as amigos/as,

Veja abaixo a carta enviada ao Diretor-Geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura, e ao Ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad, em virtude do adiamento da CONFINTEA VI.

Cordialmente

Marcela Hernández
ICAE

----------------------------------------------

Apesar de todas as dificuldades, compreendemos a decisão tomada pelo Governo do Brasil, baseada em motivos de segurança sanitária, de postergar a realização da Sexta Conferência Internacional de Educação de Pessoas Adultas, que seria realizada em Belém do Pará (Brasil), de 19 a 22 de maio de 2009 e, por conseguinte, do Fórum Internacional da Sociedade Civil, preparatório e imediatamente anterior ao encontro intergovernamental da ONU.

Desde 1949 essa Conferência intergovernamental tem sido realizada apenas a cada doze anos. Não podemos romper esse círculo de doze anos sem que se produzam consequências muito severas. A CONFINTEA VI é necessária agora, para reparar a discrepância existente entre os compromissos assumidos há doze anos e o que tem acontecido desde então, a falta de políticas e de condições que habilitem a aprendizagem e a educação de pessoas jovens e adultas. É necessário e urgente renovar o ímpeto internacional dirigido à aprendizagem e à educação de pessoas adultas como direito e como recurso necessário para que as sociedades possam sair da atual crise.


Os membros do ICAE crêem firmemente que é de vital importância que a CONFINTEA seja celebrada no decorrer do presente ano de 2009, em primeiro lugar, por razões de política, a fim de aproveitar o ímpeto construído ao longo dos últimos doze meses através do intenso trabalho preparatório de consulta e pesquisa, realizado pela UNESCO, os Estados Membros e a sociedade civil, e em segundo lugar, por razões logísticas, com o fim de minimizar a perda do enorme investimento realizado para o transporte e hospedagem de tantos/as delegados/as e participantes.

Desejaríamos também sublinhar a importância de realizar esse encontro no Brasil, não apenas como reconhecimento ao grande esforço realizado pelas autoridades do país para preparar a CONFINTEA e para envolver no processo os parlamentares brasileiros e as redes brasileiras de pesquisa e da sociedade civil, mas também por causa da liderança que o Brasil tem tido na implementação da plena dimensão da EPT em relação à aprendizagem ao longo de toda a vida.

Desejamos transmitir nosso compromisso de trabalhar em estreita colaboração com o Governo do Brasil e com a UNESCO para encontrar e implementar uma solução para esta nova situação. Comprometemo-nos também a convocar o FISC como um encontro preparatório da sociedade civil precedendo a CONFINTEA VI, mas isso só será possível no decorrer do presente ano de 2009.

Em nome do Comitê Diretor do Conselho Internacional para a Educação de Pessoas Adultas,

Atenciosamente,

Celita Eccher
ICAE Secretaria Geral

Paul Bélanger
Presidente

Nenhum comentário: