quarta-feira, 19 de novembro de 2008

FÓRUM INTERNACIONAL DE SOCIEDADE CIVIL

O Fórum Internacional da Sociedade Civil (FISC) é um evento de caráter mundial, que será realizado em Belém, capital do estado do Pará, no Brasil, entre os dias 17 a 18 de maio de 2009, a fim de preparar a participação da sociedade civil no encontro oficial da CONFINTEA VI.

A Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA VI é o maior evento de envergadura internacional nesta modalidade educacional e sua sexta edição acontecerá pela primeira vez na história num país “do sul”, também na cidade de Belém entre os dias de 19 a 22 de maio. Apresenta-se como movimento internacional contra as discrepâncias, em termos de políticas sistemática e efetiva para educação de adultos. Neste evento busca-se articular a educação e a aprendizagem de pessoas adultas com os principais arcabouços internacionais em relação à educação e desenvolvimento: as metas da Educação Para Todos (EPT) e as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs), a Década das Nações Unidas para a Alfabetização (UNLD), a Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento (LIFE) e a Década das Nações Unidas para Educação e o Desenvolvimento Sustentável (DESD). Como resultado, busca-se a produção de ferramentas (ex: referência /benchmarks) para assegurar que compromissos prévios e futuros com a educação e aprendizagem de adultos sejam implementados.

As Confinteas priorizam a participação dos atores governamentais, mas a sociedade civil organizada busca incidir tanto sobre a elaboração dos documentos nacionais que os países apresentam, como sobre as discussões que ocorrem durante o evento com vistas a influir no documento final e nos compromissos dos governos.

É neste sentido que o Fórum Internacional de Sociedade Civil (FISC) surge como espaço aberto de encontro: pretende reunir e articular pessoas, entidades e movimentos da sociedade civil de diversos países para aprofundar a reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes através da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA).

Como espaço plural, não confessional, não governamental e não partidário, aberto à diversidade de identidades e sujeitos presentes nas práticas de EPJA propugna pelo respeito aos Direitos Humanos, pela prática de uma democracia participativa, por relações igualitárias, solidárias e pacíficas entre pessoas, etnias, gêneros e povos, condenando todas as formas de dominação assim como a sujeição de um ser humano pelos outros.

O FISC é um espaço para construção de um mundo solidário, de prática da democracia participativa, pautada pelo exercício de uma cidadania planetária.

Nenhum comentário: